TRATAMENTO FACIAL
Depilação em Pele Negra e Morena
A depilação a laser promove a redução dos pelos indesejáveis e foliculite (pelos encravados) de forma rápida, segura e duradoura. Utilizamos o laser NdYAG, com comprimento de onda de 1064 nanômetros, que tem a tecnologia mais avançada, por isto é o mais eficaz e menos doloroso para a depilação de peles morenas e bronzeadas. Além disto utilizamos também um jato de ar gelado durante o tratamento para diminuir qualquer desconforto.
A ponteira do laser é resfriada, protegendo assim a pele ao redor dos pelos e permitindo a depilação de pessoas com a pele morena e bronzeada. Pode ser feito em qualquer parte do corpo, sendo as mais comuns: virilha, axila, face, barba e pernas, diminuindo as queixas de pseudofoliculite (pelos encravados) da barba e o excesso de pelos ocasionados por distúrbios hormonais em mulheres. A pele na área tratada fica mais lisa e clara.
Como funciona a depilação a laser para pele negra?
A energia luminosa produzida pelo laser penetra na pele da região a ser depilada, sendo absorvida pelo pigmento do pelo. Esta energia luminosa é convertida em calor, o que destrói as raízes dos pelos, impedindo seu crescimento. O laser não funciona nos pelos brancos e louros.
A depilação a laser pode ser utilizada nos pelos de qualquer parte do corpo, tratando o problema de pseudofoliculite da barba (pelos encravados na região do pescoço que ficam irritados e inflamados) e o excesso de pelos na parte externa do nariz, nas orelhas e aqueles ocasionados por alterações hormonais em mulheres (pelos nas aréolas mamárias, buço, queixo, face e linha alba: aqueles pelos no abdome das mulheres).
Como é feita a depilação a laser para pele negra?
O paciente não deve arrancar os pelos com cera, nem usar pinça, por um mês antes da sessão, pois a raiz do pelo tem que estar presente no dia da depilação para ser atingida pelo laser. Trinta minutos antes da sessão, o paciente deve usar um creme anestésico (lidocaína 5% ou dermomax®) na região a ser tratada com o laser, apesar da dor ser bem tolerada. O médico raspa os pelos da área a ser tratada com lâmina de barbear antes do início da sessão.
O tratamento é rápido, podendo durar poucos minutos ou até uma hora, de acordo com o tamanho da área a ser tratada. Ex: a axila pode demorar 10 minutos, enquanto o buço demora 5 minutos para ser tratado. Imediatamente após as sessões, o paciente pode retornar às suas atividades normais.
Quando o resultado é visível?
O resultado da depilação a laser é visível aproximadamente um mês após a sessão, quando os pelos do paciente voltam a nascer mais finos e em menor quantidade. Outras sessões serão necessárias, isto ocorre porque os pelos se desenvolvem em 3 fases: de crescimento, de repouso e de queda. Na região que estamos aplicando o laser há pelos nestas 3 fases, mas os que são mais atingidos pelo laser são os que estão crescendo.
Depois de 1 mês é necessário realizar uma outra sessão de depilação a laser, então a mesma área precisa de um média de 6, 8 ou 10 sessões, dependendo da área e do tipo do pelo. Somente o médico, durante a avaliação, poderá propor o número de sessões.
Quais cuidados são necessários?
Um mês antes da sessão, e durante todo o tratamento, os pacientes não devem depilar (a área a ser tratada com o laser) com cera, nem usar pinça, nem fazer eletrólise. É permitido usar creme depilatório, raspar com a lâmina de barbear ou cortar com tesoura.
Após a sessão é comum ocorrer discreta vermelhidão e as vezes ardência, que em geral desaparece em poucas horas. Para melhorar estes sintomas pode se usar um creme de corticóide(diprosone® ou desonol®) 2 ou 3 vezes ao dia. Se necessário pode se fazer compressas de soro fisiológico para o ardor. Em média, 2 semanas após o laser, a pele começa a expelir os pelos que foram queimados. Eles parecem que estão nascendo, mas na realidade estão sendo expelidos. Os pacientes devem evitar a exposição ao sol enquanto durar o tratamento. Em caso de exposição solar, o filtro solar tem que ser utilizado. Se a pele estiver bronzeada, é mais seguro aguardar 1 mês após a exposição para o início do tratamento a laser. Em casos de micro crostas não as remova. Em caso de dúvida o médico deverá ser contactado, ele deixará a disposição seu e-mail e celular.
Qual é a principal contraindicação?
A depilação a laser é contra indicada em gestantes.