TRATAMENTO FACIAL

Carboxiterapia

É um procedimento estético onde o gás carbônico, de uso medicinal, é injetado no tecido subcutâneo (abaixo da pele), de forma controlada e segura, por um aparelho, através de uma agulha muito fina. A ação do gás no organismo provoca a melhora da circulação e oxigenação profunda da área tratada, além de estimular a formação de colágeno e novas fibras elásticas. Por tudo isto a carboxiterapia é indicada para a melhora do aspecto das: estrias, olheiras, celulite, gordura localizada e flacidez.

Também melhora o aspecto de cicatrizes e da pele em geral, podendo ser usada no pré e pós operatórios. Pode ser usada na face e em qualquer área do corpo.

Como funciona a carboxiterapia?
Utiliza-se gás carbônico, um gás que não é tóxico e não provoca alergias, já que está presente normalmente no nosso corpo, como intermediário do metabolismo celular. O gás carbônico injetado, por ser um potente vasodilatador, age de forma local, aumentando o fluxo sanguíneo, melhorando a circulação e a drenagem linfática de fluidos e toxinas, o que melhora o aspecto da celulite. O aumento da oxigenação que o gás carbônico provoca, leva ao estímulo da produção de colágeno, o que ajuda a reduzir a flacidez e a melhorar a aparência das estrias. Nos locais onde há acúmulo de gordura, o gás carbônico exerce um efeito mecânico, destruindo algumas células de gordura e auxiliando no combate da gordura localizada.

Como é feita a carboxiterapia?
É feito pelo médico dermatologista no consultório, sem uso de creme anestésico. O gás carbônico medicinal é injetado na região a ser tratada, de modo seguro e controlado pelo aparelho, através de uma agulha muito fina. Sucessivas picadas, distantes uma das outras, vão sendo realizadas. Esta técnica é a menos dolorosa e as sessões são rápidas. A grande maioria dos pacientes tolera bem este tratamento pois o que mais incomoda não são as punturas, mas sim a sensação de leve queimação causada pela entrada do gás carbônico dentro do organismo devido à distensão do tecido. Este tratamento é aprovado pela ANVISA.

Quando o resultado é visível?
Normalmente a melhora do aspecto da celulite, estrias e olheiras, além da redução da flacidez e a compactação da gordura começa a ser observado a partir da segunda ou terceira sessão. Os resultados melhoram gradativamente com o acúmulo de sessões. Cabe ressaltar que cada paciente é único e responde ao tratamento de forma diferente. Aqueles pacientes que praticam atividade física, controlam o peso, têm alimentação balanceada, bebem muito líquido e usam cremes em casa, certamente obterão melhores resultados. É necessário uma média de 5 a 10 sessões, usualmente com intervalos semanais, mas no caso das olheiras, o intervalo pode ser maior. O número total de sessões dependerá do objetivo a ser alcançado e do grau do problema a ser tratado. Quanto mais sessões o paciente fizer, melhor será o resultado final.

Quais cuidados são necessários?
Nenhum cuidado especial nem preparo prévio são necessários. Logo após o procedimento é normal a pele tratada ficar um pouco distendida, por poucos minutos, pela ação do gás carbônico. O paciente pode retornar imediatamente às suas atividades normais. A exposição solar deve ser evitada somente se tiver ocorrido algum hematoma. Nestes casos pode se fazer compressas geladas e usar venalot H® creme. Em caso de dúvida o médico deverá ser contactado. Ele deixará a disposição seu email e celular.

A carboxiterapia pode ser associada a outros tratamentos estéticos?
Na maioria dos pacientes os resultados são otimizados com a associação de outros tratamentos estéticos como: Freeze®, NIR®, drenagem linfática, e endermologia modeladora, conseguindo-se assim um melhor resultado nos casos de celulite, gordura localizada e flacidez. No caso de estrias, pode se associar o peeling de crystal, peeling de ácido retinóico e o laser pixel. Já no caso das olheiras, pode se associar a luz intensa pulsada e o peeling Melanesse®.

Quais são as contra indicações?
A carboxiterapia é contra indicado em gestantes e no caso de doenças graves no pulmão ou coração.