Rugas ao Redor da Boca
O envelhecimento é um processo natural e seus sinais são visíveis na pele. Ele pode ser intrínseco e/ou extrínseco. No caso do intrínseco (passagem natural do tempo) costuma ser mais suave, lento e gradual. Já o extrínseco é provocado por vários fatores externos como: radiação UV, principalmente UVA, poluição, cigarro, dieta inadequada entre outros fatores.
A pele é composta por três camadas, (a primeira chamada de epiderme) é na derme, que além e outras estruturas, encontramos fibras colágenas e o ácido hialurônico. Elas são responsáveis pela: resistência da pele às conpressões e estiramento, hidratação (no caso do ácido hialurônico) e densidade da pele. em outras palavras, essas moléculas são contra as rugas, flacidez e perda de brilho da pele. No entanto, ao longo dos anos elas sofrem redução nas suas produções levando então, a formação de rugas, vincos, flacidez e pele seca.
Todos sabemos que estas alterações se acentuam com a idade, levando a diferentes níveis de incômodos aos pacientes, com diversas repercussões estéticas e psicológicas.
As rugas mais comumente faladas são: os “pés de galinha” (perto dos olhos), as da testa e entre os olhos. entretanto, as rugas ao redor da boca, chamadas “código de barras”, também são muito frequentes e muitas vezes, com o mesmo ou até maior grau de incômodo que as outras. Em geral, as pessoas mais atingidas são aquelas que fumam ou se expõem ao sol sem a proteção necessária. O “código de barras” é cada vez mais comum pois as pessoas estão começando a fumar cada vez mais cedo.
Para reverter o quadro, é necessário que o médico faça uma boa avaliação das rugas e musculatura ao redor dos lábios, para poder indicar o tratamento mais adequado.
Existem diversos tratamentos, peelings (médio a profundo), aplicação de toxina botulínica, preenchedores e lasers. Todos podem ser usados isolados ou combinados dependendo do caso. A indicação da toxina botulínica dependerá da força da musculatura, uma vez que a ação da toxina é a de paralisação muscular. Por ser uma região mais sensível, a anestesia (tópica-creme ou injetável com agulha) é necessário. No caso da anestesia tópica, aplica-se o creme 40 minutos a 1 hora antes do procedimento. Já a anestesia feita atrvés da injeção de anestésico é aplicada instantes antes da administração da toxina.
A quantidade de unidades e de pontos de toxina a serem injetadas varia de paciente para paciente (será determinado pelo médico aplicador). Logo após a aplicação, os efeitos mais esperados são: vermelhidão e discreta dor nos locais de aplicação, que tendem a sumir totalmente em 24 a 48 horas. Em alguns casos, podem aparecer hematomas (manchas roxas) que levam cerca de 15 dias para desaparecerem completamente. Por isso, o paciente deve evitar tal procedimento próximo a eventos como por exemplo: reuniões e festas.
E caso osorra hematoma ão se expor ao sol até que desapareça completamente. O início da ação da toxina ocorre geralemtne nas primeiras 24-72 horas, com duração média aproximada entre 3-6 meses, dependendo de cada paciente.
As rugas ao redor da boca (“código de barras”) são comuns e podem conferir diferentes níveis de incomodo na estética facial. A toxina botulínica constitui um dos tratamentos, podendo ser usada isolada ou combinada a outro procedimento, apresentando bons resultados e boa duração, trazendo excelente satisfação aos pacientes.