Unhas fracas (quebradiças)

As unhas fracas podem surgir devido ao contato direto das mãos com produtos químicos, como detergentes ou acetona, que podem levar ao ressecamento das unhas, ou devido ao hábito de roer unha, que causa microtraumas na unha, não sendo motivo de preocupação.

No entanto, as unhas ressecadas ou quebradiças também podem ser sinal de problemas de saúde, como deficiências de vitaminas e minerais, anemia, problemas na tireoide ou alterações na circulação, por exemplo, sendo geralmente acompanhada de outros sintomas, como fraqueza, cansaço excessivo, ressecamento da pele ou inchaço nos dedos.

Por isso, é importante consultar o dermatologista sempre que a unha fraca estiver acompanhada de outros sintomas, para serem feitos exames que ajudem a identificar a causa e, assim, iniciar o tratamento mais adequado. Seja qual for este tratamento, deve sempre utilizar óleos fortalecedores próprios para unha, além de base para unhas fracas. 

Outras possíveis causas das unhas fracas são infecções causada por fungos, ou infecções bacterianas. Ambas podem deixar as unhas escamosas, além de alterar seu aspecto. 

Também não é aconselhável usar por tempo prolongado as unhas em gel, nem retirar as cutículas profundamente.