Furúnculo

Consiste em um tipo de foliculite bacteriana, ou seja, uma inflamação da unidade pilossebácea causada por bactérias. Há 2 tipos de foliculite, uma superficial e outra profunda. O furúnculo é uma forma de foliculite profunda, acometendo não só o folículo piloso em sua profundidade, mas também a glândula sebácea anexa. Geralmente, surge a partir de uma foliculite superficial estafilocócica, ou seja, uma lesão de pele que se assemelha a uma pequena espinha com pus. 

A partir deste ponto, a espinha cresce e se aprofunda até formar um abscesso na pele. Na pele, surge um “botão” endurecido, avermelhado, quente e doloroso que acaba por se transformar em um abscesso de pus. Com o tempo, este botão amolece e drena o “carnegão”.

 O “carnegão” é uma massa de pus misturada com restos de pele.

O tratamento é baseado no uso de antibióticos que atuam contra as bactérias. A cefalexina é muito usada. Compressas quentes ajudam a acelerar a drenagem e cura, além dos antibióticos tópicos. Em alguns casos mais graves, há necessidade de cortar e drenar o furúnculo.

Para prevenção deve-se investir na higiene pessoal, limpar e manter as unhas curtas.

Nos casos de furúnculos que ficam recidivando, a aplicação de pomadas de antibiótico nas fossas nasais é necessária, visando acabar com as bactérias que ficam alojadas nessa região e, de lá, invadem a pele.