TRATAMENTO FACIAL

Micropigmentação para Cicatrizes Faciais

A dermopigmentação pode ser utilizada para correção de diversos tipos de cicatrizes, pós cirúrgicas ou não. No caso das causadas por uma cirurgia, o trabalho do cirurgião plástico é finalizado com uma melhora da aparência estética da cicatriz.

O que é a dermopigmentação?
É um procedimento realizado na pele através do dermógrafo, que é um aparelho de alta precisão que age a partir da rotação de agulhas muito finas e descartáveis que estão acopladas a ele. Deste modo pode se implantar pigmentos de diversas cores na camada mais superficial da pele do paciente, acima da derme. Os pigmentos usados são naturais, a base de vegetais e óxido de ferro, não alergênicos e liberados pela Anvisa.

Qual é a diferença da dermopigmentação e uma tatuagem?
A dermopigmentação é um procedimento muito mais sensível e delicado do que a tatuagem. Neste último utiliza se outro tipo de pigmento que é implantado abaixo da derme, em uma camada mais profunda da pele, deste modo o pigmento pode permanecer no local de modo definitivo ou por tempo indeterminado.

A dermopigmentação é permanente?
Com o processo natural de renovação celular, o uso de ácidos rejuvenescedores e a ação direta do sol, a coloração da dermopigmentação tende a diminuir com o tempo, fazendo com que o procedimento não seja definitivo, mas sim permanente. A micropigmentação deve ser refeita após três ou quatro anos, dependendo de características individuais do paciente e da área tratada.

Como é feita a dermopigmentação?
É realizada no consultório, pela esteticista, com a cuidadosa supervisão da Dra. Renata Orofino. Antes da realização do procedimento é aplicado um creme anestésico, o que o torna bem tolerável. O local submetido a dermopigmentação apresentará uma microcrosta que desprenderá naturalmente.

Como é o resultado?
O resultado é muito natural, pois utiliza se a técnica de visagismo, a esteticista é dotada de excelente senso estético e a Prontodermi só usa os pigmentos e microagulhas da melhor qualidade disponíveis no mercado. No visagismo se dá muita importância a harmonia da face do paciente, equilibrando se o tom da pele, cor e corte do cabelo, forma do rosto e formato das sobrancelhas.

É necessária uma segunda sessão?
Em alguns casos uma nova sessão de dermopigmentação pode ser realizada um mês após o primeiro procedimento, pois há casos em que, no processo de cicatrização, ao se desprender uma microcrosta pode ocorrer uma pequena falha na absorção do pigmento.

Posso diminuir a cor da dermopigmentação?
Sim, mas em geral não é necessário, já que o resultado é muito natural. Para isto pode se utilizar cremes contendo ácidos a noite e realizar peelings que descamem a pele, para acelerar a renovação celular. Outra opção é não realizar as sessões de manutenção.

Quais cuidados são necessários?
Por uma semana após o procedimento evite banho quente, calor, sauna e maquiagem. A exposição solar deve ser evitada por um mês após a dermopigmentação. É importante não retirar a microcrosta formada. O local deve ser mantido sempre hidratado, com o uso de bepantol ®pomada ou outro creme cicatrizante, até que as microcrostas saiam espontaneamente. Quando isto ocorrer, inicie o uso diário de filtro solar e evite o uso de cremes contendo ácidos no local que foi submetido a micropigmentação.

Quais são as contra indicações?
A dermopigmentação é contra indicada em gestantes e adolescentes sem o consentimento dos pais.