TRATAMENTO FACIAL
Cross Peeling
A técnica de cross peeling é realizada com a aplicação de ácido tricloroacético (TCA ou ATA) através de um aplicador pontiagudo somente nas cicatrizes de acne deprimidas, sem a necessidade de creme anestésico.
O procedimento é rápido, o paciente sente apenas uma ardência bem suportável, que dura em média dois minutos. Nos locais da aplicação forma-se uma microcrosta que cai espontaneamente em uma média de cinco a quinze dias.
A aplicação de TCA também pode ser realizada em outras lesões de pele como verrugas, ceratose actníca e ceratose seborréica.
Como funciona o Cross peeling?
Cross peeling significa Chemical Reconstuction of Acne Scars. A aplicação do TCA (ou ATA, ácido tricloroacetico) é realizada apenas em áreas deprimidas e nas cicatrizes da face. Dependendo da concentração do ácido (entre 30 a 90%), ocorre uma dermoabrasão química mais superficial ou profunda. Quando o ATA é aplicado, ele interage e precipita as proteínas da pele, levando a morte celular do tecido tratado, assim removendo a área cicatricial. Ocorre a remodelação do colágeno e um nivelamento da área cicatricial em relação a pele ao seu redor, ou seja, realiza-se uma reconstrução química das cicatrizes de acne. A recuperação da pele se dá em média entre 5 dias a 15 dias, deixando espaço para o crescimento de um novo tecido.
Como é feito o Cross peeling?
É feito pelo médico dermatologista no consultório. Pontualmente nas cicatrizes deprimidas o TCA é aplicado através de um aplicador pontiagudo. Imediatamente nos locais de aplicação se formam pontinhos brancos que em média uma hora depois vão se transformar em micro crostas escuras. É um procedimento bem tolerado pela maioria dos pacientes. O tratamento é rápido, aprovado pela ANVISA e FDA americano e o paciente pode retornar as suas atividades normais.
Quando o resultado é visível?
Os resultados são observados aproximadamente 15 dias a 1 mês após a sessão. É necessário uma média de 1 a 5 sessões com intervalos de aproximadamente 1 mês entre elas. Pode ser realizado somente uma sessão, mas o resultado final será melhor se o paciente fizer mais sessões e se associar este procedimento a outros tratamentos estéticos.
Qual é a vantagem do Cross peeling?
É a obtenção de um nivelamento das cicatrizes sem o pós-operatório, os riscos e o tempo de recuperação de uma dermoabrasao cirúrgica ou um peeling químico médio ou profundo.
Quais cuidados são necessários?
É recomendado que o paciente use filtro solar e evite exposição ao sol intensa por um mês antes, durante e após o tratamento. Logo após o procedimento é normal os pacientes sentirem um ardor suportável que dura aproximadamente de 2 a 5 minutos. Estas micro crostas desprendem se naturalmente em uma média de 5 a 15 dias. Pode usar um creme cicatrizante por baixo do filtro solar (cicaplast baume B5 da La Roche Posay) para auxiliar este processo. É muito importante que os pacientes não manipulem as crostas. Só reinicie o uso de ácidos e clareadores em casa 1 semana após o desperndimento total das micro crostas, quando a pele não estiver mais vermelha. Em caso de dúvida o médico deverá ser contactado. Ele deixará à disposição seu email e celular.
O Cross peeling pode ser associado a outros tratamentos estéticos?
Na maioria dos pacientes os resultados são otimizados com a associação de outros tratamentos estéticos como laser de CO2 fracionado, laser pixel (fracionado ablativo), laser 1340 (fracionado não ablativo), luz intensa pulsada, dermaroller, preenchimento, outros peelings, entre outros, conseguindo assim um resultado mais harmonioso para o rejuvenescimento.
Qual é a contraindicação?
O cross peeling é contraindicado em gestantes e em pacientes em uso de isotretinoína oral.
ANTES E DEPOIS