Herpes simples

O herpes simples é uma doença contagiosa muito comum causada pelo vírus HSV (vírus do herpes simples humano). Existem dois tipos de HSV: o tipo 1, que frequentemente se associa as lesões orais, e o tipo 2, responsável por 80 a 90% das lesões genitais.

A contaminação ocorre pela exposição direta ao contato da pele e das mucosas com uma pessoa infectada.

A infecção primária é definida como a primeira infecção pelo HSV em um paciente que nunca teve contato anterior com o vírus. Após a exposição o paciente poderá desenvolver as lesões da infecção primária, que geralmente são mais graves, ou apresentar uma infecção subclínica, na qual não existem lesões aparentes.

Após a infecção primária, o vírus consegue permanecer no corpo humano sem nenhum sinal ou sintoma, podendo posteriormente ser reativado para produzir a doença recorrente (herpes redicivante), que geralmente é menos grave e de duração mais curta que a infecção primária.

A doença se caracteriza por vesículas que se agrupam como em um cacho de uva e rapidamente progridem para feridas. Comumente ocorrem nos lábios e na genitália, embora possam surgir em outras regiões. O tratamento é feito com anti virais tópicos e/ou orais.