Melanoma
O câncer de pele melanoma é o menos comum, porém mais perigoso. Representa menos de 5% dos casos de câncer de pele, entretanto provoca a maioria dos óbitos. A origem do melanoma são os melanócitos, as células produtoras da melanina, pigmento que determina a cor da pele. O tumor surge principalmente em adultos de pele clara e está relacionado à exposição solar e à predisposição genética.
O melanoma é um tumor agressivo, com grande facilidade para formar metástases e se espalhar para outros órgãos do corpo, especialmente cérebro, fígado e pulmões. Entretanto, felizmente tem mais de 90% de possibilidade de cura quando descoberto e tratado precocemente. Deve-se prestar atenção à: sinais com bordas irregulares, assimétricos, com diferentes cores e diâmetro superior a 5 mm, feridas que não cicatrizam em mais de um mês e pintas que sangram, coçam, mudam de cor, formato, espessura ou tamanho.
É fundamental fazer regularmente um autoexame na pele.
Caso encontre qualquer anormalidade, procure orientação de um médico dermatologista imediatamente. O tratamento é a excisão cirúrgica com ampliação de margem de segurança.