Micose de unha

A onicomicose é uma infecção nas unhas, causada por fungos, que se alimentam da queratina, proteína que forma a maioria das unhas. As unhas dos pés são as mais afetadas por enfrentarem ambientes úmidos, escuros e quentes com maior frequência do que as mãos. Esse ambiente é considerado ideal para o crescimento dos fungos. Tipos mais comuns de micose nas unhas: 

  1. A forma mais frequente é aquela onde a unha se descola, geralmente iniciando pelos cantos. O espaço fica oco, podendo acumular restos de queratina e bactérias, além dos fungos. O aspecto fica amarelado ou esbranquiçado. Nem toda a unha, que está descolada e grossa sofre de micose.  
  1. As unhas também podem ficar mais duras e grossas e, geralmente, também escurecem, podendo doer.
  1. Pode aparecer manchas brancas na superfície da unha. Isso pode ser o início de uma micose ou pode ser decorrente do envelhecimento dos esmaltes sobre as unhas.
  1. A unha pode ficar destruída e descamada.
  1. Paroníquea: o “unheiro” geralmente é contaminado por um tipo de fungo chamado Candida. Com o tempo, há um aumento da pele região ao redor da unha, que se torna espessada e endurecida.  

Os tratamentos podem ser de uso local, sob a forma de cremes, soluções ou esmaltes. Em caso de acometimentos superiores a 30% de uma unha ou várias unhas acometidas ao mesmo tempo, é necessário tratamento via oral também.

A duração é, em média, de 6 meses, pois depende do crescimento das unhas, que é lento. O melhor resultado é obtido com o tratamento a laser Nd Yag 1064 nm no modo Dynamics (peeling térmico a laser), o calor do laser ajuda a destruir o fungo.