Microvarizes (microvasos)

Não se sabe exatamente porque algumas pessoas têm veias dilatadas (microvarizes e/ou telangiectasias) e outras não. Entretanto, parece que algumas famílias estão predispostas a desenvolver o problema.

Outros fatores que podem predispor o aparecimento das microvarizes são: obesidade, traumas, pessoas permanecendo em pé ou sentadas com as pernas cruzadas por períodos prolongados, gravidez e uso de hormônios femininos que contém estrógenos. 

Acredita-se que o uso de meias elásticas, o controle de peso, exercícios físicos regulares e a suspensão dos hormônios podem ter algum benefício no tratamento das microvarizes. Uma dieta rica em fibras e o uso de sapatos de salto baixo também são medidas preventivas. 

No rosto, o uso de protetor solar também contribui para evitar o problema. Uma opção de tratamento é a escleroterapia, a injeção de pequena quantidade de substâncias irritantes em microvarizes ou telangiectasias. 

Mas o melhor tratamento é feito com o laser vascular, que é o único tratamento disponível para os vasinhos da face com excelente resultado.

No resto do corpo o laser também é uma ótima opção. Este tratamento dói bem menos do que a escleroterapia e não tem efeitos colaterais, que a mesma pode ter. A única contraindicação é o uso do laser em peles morenas e bronzeadas.