Pele seca

Xerose cutânea: uma das principais características dessa doença é a pele excessivamente seca. Isso é causado pela falta de água na pele, que pode ser decorrente do envelhecimento ou por doenças subjacentes como hipotireoidismo, ictiose, diabetes, podendo tornando-se áspera, grosseira ou descamar.

Enfim, ao perceber qualquer alteração na sua pele, principalmente no inverno, é preciso procurar um dermatologista para identificar os problemas e te orientar quanto ao tratamento mais adequado. Nunca pegue pomadas e cremes de tratamento de outras pessoas. Remédios sem prescrição médica podem agravar ainda mais os sintomas.  

Orientações: Evitar banhos quentes e demorados, além de buchas vegetais ou esfoliantes; usar toalhas macias e sabonetes hidratantes que respeitem o pH da pele; fazer uso de hidratantes logo após o banho; investir em uma alimentação saudável, rica em vitaminas, antioxidantes e bastante líquido são medidas que ajudam a preservar o filtro protetor da pele. Em caso de coceira pode se usar creme de corticoide e anti-histamínico oral.