É um método efetivo e seguro para o tratamento do melasma e outros tipos de manchas na pele. Também trata todos os tipos de alopecia (queda de cabelo), independente da causa. São inseridos bem superficialmente, através de um dispositivo com 19 microagulhas extrafinas, diversos medicamentos diretamente no couro cabeludo ou na pele, para rejuvenescimento, firmeza e clareamento de manchas.

Como é feito o Microagulhamento ?

É feito pelo médico através de um dispositivo que contém 19 microagulhas extrafinas), específico para este tratamento. Medicamentos estéreis são infundidos no couro cabeludo ou pele, dentro de uma seringa que é conectada ao dispositivo. A combinação dos ativos injetados, que são importados da Suíça, é escolhida de forma personalidade de acordo com as necessidades de cada paciente. Na maioria dos casos utilizamos uma mescla que contém 8 agentes clareadores. O incômodo com as microagulhas é bem tolerado, o tratamento é rápido. Por serem injetados, os medicamentos alcançam as áreas selecionadas mais rapidamente do que se fossem ingeridas por via oral ou aplicadas localmente, deste modo os resultados são otimizados.

Como funciona o Microagulhamento ?

No dispositivo o médico pode controlar profundidade de penetração das agulhas, em geral utilizamos agulhas de 1 mm. Toda a área a ser tratada é como se fosse “carimbada” (de forma perpendicular à pele) uma única vez em cada local pelo dispositivo, tornando a absorção dos ativos rápida, uniforme e precisa. Na face as substâncias injetadas estimulam a produção de colágeno e elastina, estimulando o rejuvenescimento, melhorando a flacidez e clareando o melasma.

Qual é o efeito do Microagulhamento ?

A ação dos medicamentos é potencializada pela ação benéfica do microagulhamento, que por si só já tem efeito terapêutico estimulando o metabolismo da pele e a liberação de fatores de crescimento. Isto acontece porque as microagulhas provocam pequenas lesões na superfície do couro cabeludo, gerando sangramento muito discreto. O próprio processo de regeneração da pele também tem como efeito colateral a produção de colágeno.
Podem ser injetados substâncias clareadoras e outras que atuam rejuvenescendo e auxiliando no combate à flacidez.

Quando o resultado é visível?

Os resultados são observados aproximadamente a partir da segunda sessão, mas melhoram gradativamente durante todo o tratamento, principalmente se o paciente seguir as recomendações que foram prescritas de modo personalizado na sua consulta dermatológica. É necessário uma média de 3 a 5 sessões com intervalos de aproximadamente um mês. Quando o paciente apresentar uma melhora significativa do seu melasma, ele pode realizar as suas sessões de manutenção com intervalo de 45 a 60 dias entre elas. Cabe ressaltar que cada paciente é único e responde de forma diferente ao tratamento, que é sempre personalizado. O melasma é uma doença crônica, que sempre pode voltar, já que sua causa é multifatorial.

Quais cuidados são necessários?

Depois do procedimento o paciente só pode lavar a face no dia seguinte, mas pode retornar imediatamente à sua rotina.
Deve sempre evitar o sol, mas principalmente na primeira semana após a sessão, a exposição solar é expressamente proibida.

O Microagulhamento pode ser associado a outros tratamentos estéticos?

Na maioria dos pacientes os resultados são otimizados com a associação de outros tratamentos estéticos como: peelings químico e de cristal, luz intensa pulsada, fotoage, etc.

Qual é a contraindicação?

O Microagulhamento é contraindicado em casos de infeção ativa na região a ser tratada, pacientes com distúrbios da coagulação, gestantes e durante a amamentação.