TRATAMENTO CORPORAL
Tratamento para Suor Excessivo Axilar com Botox®
A hiperidrose axilar (suor excessivo) pode ser tratada de modo seguro e efetivo com a aplicação de botox® (toxina botulínica) nas axilas. A interrupção e redução da sudorese excessiva pode durar uma média de 8 meses. É um tratamento simples e rápido, com alto grau de satisfação pois melhora muito a qualidade de vida do paciente.
O que é a hiperidrose?
É o aumento da atividade das glândulas sudoríparas, que são aquelas que produzem o suor. Suar bastante em algumas situações é normal, mas se o suor excessivo acontece com muita freqüência é sinal de hiperidrose, uma condição que afeta 3% da população mundial. Não é uma doença grave, mas é extremamente desconfortável para o indivíduo, causando muitos problemas psicológicos e de relacionamento, além de isolamento social. O suor é uma forma natural e saudável, que o corpo tem para controlar a temperatura, especialmente durante a prática de exercícios, febre, sob altas temperaturas ambientais ou quando estamos nervosos, envergonhados ou com medo.
Quais as causas da hiperidrose?
Pode ocorrer em pacientes saudáveis ou em pessoas com alguma doença da tireóide, obesidade, menopausa ou doenças psiquiátricas. Quando a hiperidrose é grave, o excesso de suor pode escorrer espontaneamente das axilas. Às vezes também pode ocorrer odor desagradável.
Quando se inicia o quadro da hiperidrose?
O início dos sintomas pode ocorrer na infância, adolescência ou só na fase adulta, por razões desconhecidas. Em geral os primeiros sintomas aparecem durante a adolescência. É normal encontrar outras pessoas da mesma família com problema de hiperidrose, sugerindo um forte componente genético envolvido.
Como é feita a aplicação de botox nas axilas?
A toxina botulínica, além do seu uso no tratamento das rugas para rejuvenescimento, é uma excelente opção para tratamento da hiperidrose axilar, sendo aprovada para uso médico há mais de 12 anos pelo FDA americano e ANVISA. A Prontodermi utiliza a toxina botulínica de melhor qualidade disponível no mercado. A toxina bloqueia a passagem do estímulo que provoca o suor. É um procedimento feito pelo médico dermatologista no consultório. A aplicação é rápida, durando aproximadamente 15 minutos. Aplica se um creme anestésico nas axilas 10 minutos antes da realização do procedimento, apesar do tratamento ser bem tolerado, já que a agulha utilizada é muito fina. Antes do início da aplicação é feito um teste simples e indolor, com iodo e amido, para identificar com maior precisão quais são as áreas acometidas pela hiperidrose. É normal descobrir através deste teste que uma das axilas sua mais do que a outra e assim o tratamento de cada paciente pode ser personalizado de acordo com a sua necessidade.
Como são os resultados?
A toxina botulínica começa a fazer efeito em média 3 dias após a aplicação, mas o resultado esperado só é alcançado depois de 3 ou 4 semanas. A interrupção da sudorese excessiva pode durar até 1 ano em alguns casos, com média de 8 meses, dependendo da resposta individual de cada paciente. A necessidade de repetição da aplicação de botox varia muito de pessoa a pessoa. Novos estudos mostram que, com o passar do tempo, a duração dos benefícios pode aumentar.
Quais cuidados são necessários?
Não há cuidados especiais, só recomenda se que o paciente evite ambientes muito quentes e a prática de exercícios físicos nas primeiras 24 horas. O paciente pode retornar imediatamente à sua rotina profissional e social. Geralmente o paciente não sente nada diferente após a aplicação, raramente pode ocorrer hematomas que regridem com o uso de compressa gelada. Em caso de dúvida o médico deverá ser contactado. Ele deixará a disposição seu email e celular.
Qual é a principal contra indicação?
O botox é contra indicado em gestantes e mulheres que estão amamentando.