TRATAMENTO CAPILAR

Intradermoterapia para queda de cabelo

A intradermoterapia (antigamente chamada de mesoterapia) consiste na injeção, através de uma microagulha bem fina, na camada inferior da pele de uma mistura de minoxidil além de vitaminas, aminoácidos e outras substâncias importadas da Suíça que são escolhidas de modo personalizado de acordo com as necessidades de cada paciente.

Pode ser utilizada com excelentes resultados para o tratamento da queda de cabelo, fortalecimento e crescimento dos fios, independente da causa da alopécia, aumentando a circulação e oxigenação do couro cabeludo. Na face pode ser utilizada para melhora da flacidez auxiliando no rejuvenescimento da pele já que as substâncias injetadas estimulam a produção de colágeno e elastina. Também é recomendada para o combate à celulite, gordura localizada e estrias.

Como é feito a Intradermoterapia?
Inicialmente o paciente é submetido à consulta dermatológica com a Dra. Renata Orofino, onde será avaliada a necessidade de se realizar exame de sangue e serão prescritos medicamentos de uso oral e/ou tópico (shampoo e loção). O paciente terá o seu acompanhamento dermatológico realizado durante todo o tratamento. A intradermoterapia é aplicada em todo o couro cabeludo, dando prioridade para as áreas com maior queda de cabelo.

É feito pelo médico dermatologista no consultório. Consiste na aplicação de microdoses através de uma agulha extrafina de substâncias no couro cabeludo que vão estimular o crescimento e fortalecimento dos fios de cabelo ao aumentar a circulação e oxigenação do couro cabeludo. O incômodo com as microagulhas é bem tolerado. O procedimento é rápido, cada sessão dura em média 20 minutos. O tratamento é aprovado pela ANVISA e FDA americano.

Como funciona a Intradermoterapia?
A Intradermoterapia, ou mesoterapia (nome antigo) é um tratamento bastante utilizado por causa dos excelentes resultados. As substâncias introduzidas são escolhidas de forma personalizada pelo médico de acordo com as necessidades de cada paciente. Nos casos de queda de cabelo, stas substâncias vão repor as vitaminas e aminoácidos essenciais quando o nível dos mesmos vão diminuindo com o passar dos anos, levando ao enfraquecimento dos fios. Os seus benefícios atuam em todos os casos de alopécia, independente da sua causa. Por serem injetadas, as vitaminas alcançam as áreas selecionadas mais rapidamente do que se fossem ingeridas por via oral ou aplicadas localmente, deste modo otimizando bastante os resultados. 

Quando o resultado é visível?
Os resultados são observados aproximadamente a partir da terceira sessão, mas melhoram gradativamente durante todo o tratamento, principalmente se o paciente seguir as recomendações que foram prescritas de modo personalizado na sua consulta dermatológica. Primeiramente o paciente observa uma diminuição da queda de cabelo. Depois os fios se tornam progressivamente mais espessos e fortes, até que ocorra o aumento do crescimento capilar. É necessário uma média de 6 a 10 sessões com intervalos de aproximadamente 1 semana entre elas. Nos casos de queda de cabelo mais branda a sessão pode ser realizada de 15 em 15 dias. Nos casos mais severos, assim que o paciente apresentar uma melhora significativa da sua alopécia, ele pode realizar as suas sessões de manutenção de 15 em 15 dias. Cabe ressaltar que cada paciente é único e responde de forma diferente ao tratamento, por isto que o tratamento é sempre personalizado.

Quais cuidados são necessários?
Após a sessão o paciente deve evitar tocar no seu couro cabeludo, mas se quiser pode lavar seu cabelo normalmente. O paciente pode retornar as suas atividades normais.

A Intradermoterapia pode ser associada a outros tratamentos estéticos?
Na maioria dos pacientes os resultados são otimizados com a associação de outros tratamentos estéticos como: fototerapia com Multiwaves ou laser capilar, que pode ser realizado no mesmo dia da sessão, conseguindo se assim um melhor resultado.

Qual é a contra indicação?
A intradermoteraia é contra indicada em gestantes, durante a amamentação e em pacientes alérgicos a alguma das substancias injetadas.