TRATAMENTO CAPILAR

Fototerapia com Multiwaves

As lâmpadas de LED de ultra brilho do Multiwaves emitem uma luz vermelha que pode ser utilizada como excelente tratamento coadjuvante da queda de cabelo ao aumentar a circulação sanguínea e a oxigenação do couro cabeludo, além de acelerar o crescimento dos fios. Também ocorre o aumento da remoção das toxinas que fazem com que o cabelo caia. As luzes de LED ativam e prolongam a fase de crescimento dos cabelos, levando à um efeito antiinflamatório e antioxidante. Esta tecnologia foi desenvolvida pela NASA a fim de acelerar o processo de cicatrização de feridas, sendo ideal o uso após a limpeza de pele ou após o laser 1340, laser pixel ou laser de CO2 fracionado. A fototerapia é um procedimento eficaz, seguro e indolor, que também pode ser utilizado para o fotorejuvenescimento reduzindo o aparecimento de rugas e linhas finas através do aumento da produção de colágeno o que leva a melhora da textura e a elasticidade da pele. 

Como funciona a Fototerapia?
Utiliza a bioestimulação de baixa intensidade, um princípio consagrado na medicina para oferecer aos pacientes os tratamentos mais modernos e seguros a base de luz. A bioestimulação se caracteriza pelo aumento do metabolismo celular. A radiação luminosa, que é vermelha, atua sobre os fibroblastos produzindo o aumento de colágeno e elastina, além de fotoinibir as enzimas que destroem o colágeno. Tambem ocorre o aumento da divisão celular. 

O que é a Fototerapia?
É a utilizacao de lâmpadas de LED (diodo emissor de luz) de ultra brilho.  É um aliado no combate ao fotoenvelhecimento, atenuando poros dilatados, melhorando a textura da pele, reduzindo o aparecimento de rugas e linhas finas. Tem propriedade calmante e antiinflamatória, com capacidade de estimular o colágeno. É excelente para peles mais sensíveis que não toleram ácidos nem tratamentos mais agressivos.

Em relação a queda de cabelo, ocorre estímulo e aceleração do processo de crescimento dos fios, aumento da circulação sanguínea e linfática do couro cabeludo, parada na progressão da queda de cabelo, normalização da produção de sebo, diminuição dos sintomas de pacientes com psoríase, dermatite seborréica, coceiras, além de alívio de irritações do couro cabeludo e aumento da velocidade de reparação do transplante capilar. 

Como é feita a Fototerapia?
Inicialmente o paciente é submetido à consulta dermatológica com a Dra. Renata Orofino, onde será avaliada a necessidade de se realizar exame de sangue e serão prescritos medicamentos de uso oral e/ou tópico (shampoo e loção). O paciente terá o seu acompanhamento dermatológico realizado durante todo o tratamento. O laser é aplicado em todo o couro cabeludo.

O paciente fica confortavelmente sentado por 20 minutos, enquanto o aparelho cuida da saúde do seu couro cabeludo. No caso de tratamento da face para rejuvenescimento, ou para acelerar a cicatrização de feridas, o paciente permanece deitado por 20 minutos, podendo se distrair com som ambiente e colchão massageador. O tratamento é indolor, não há nenhum efeito colateral, é seguro e aprovado pelo FDA americano. Qualquer região da pele pode ser tratada. 

Quando o resultado é visível?
No início do tratamento deve se realizar uma sessão por semana por uma média de 2 meses. Nos casos de queda de cabelo mais branda a sessão pode ser realizada de 15 em 15 dias desde o inicio. Primeiramente o paciente observa uma diminuição da queda de cabelo. Depois os fios se tornam progressivamente mais espessos e fortes, até que ocorra o aumento do crescimento capilar. Os resultados progridem durante todo o tratamento. Na maioria dos pacientes os resultados são mais visíveis a partir do primeiro mês. Nos casos de queda mais intensa, a partir de uma média de 10 sessoes ou quando o paciente notar uma melhora significativa, se for necessário, inicia se a fase de manutenção do tratamento, onde as sessões podem ter intervalos quinzenais. A disciplina do paciente ao comparecer as sessões e ao usar os medicamentos prescritos é fundamental para o sucesso do tratamento. Cabe ressaltar que cada paciente é único e responde de forma diferente ao tratamento, por isto que o tratamento é sempre personalizado.

Quais cuidados são necessários?
Os pacientes antes da sessão devem aplicar em casa a loção que foi prescrita pela Dra. Renata Orofino. Após a sessão o paciente pode retornar imediatamente às suas atividades normais, não havendo nenhuma recomendação especial nem efeitos colaterais indesejáveis.

A Fototerapia pode ser associado a outros tratamentos estéticos?
Na maioria dos pacientes que fazem tratamento capilar, os resultados são otimizados com a associação de outros tratamentos estéticos como: laser capilar ou intradermoterapia com minoxidil e outras substâncias contra queda, que pode ser realizado no mesmo dia da sessão, conseguindo se assim um melhor resultado. 

Para o rejuvenescimento da maioria dos pacientes, os resultados são otimizados com a associação de outros tratamentos como Freeze para flacidez facial, laser de CO2 fracionado, luz intensa pulsada, peelings, etc., conseguindo se assim um resultado mais harmonioso.

Quais são as contra indicações?
A fototerapia não é indicada em doenças que possam ser desencadeadas ou piorar com a exposição a luz.